Sobre ESG - Environmental, Social and Corporate Governance
Nos últimos anos, os consumidores tornaram-se ainda mais conscientes e exigentes com relação às práticas das empresas.
Por conta disso, aspectos como a preocupação com o meio ambiente, com a sociedade em geral, o bem-estar no trabalho e a transparência das práticas corporativas tornaram-se pauta necessária na gestão empresarial.
E, com isso, o termo “ESG” ganhou espaço não somente no mercado brasileiro, como também no mundo todo.
E - Environmental ou Ambiental
Aqui está o conceito pelo qual o termo ESG é mais conhecido e que muitas pessoas, de maneira equivocada, acreditam que resume-se apenas a ele: o fator ambiental. Essa base do ESG diz respeito às práticas da organização voltadas ao meio ambiente.
Isso engloba, por exemplo:
- de que forma a empresa desenvolve seus produtos;
- quais os riscos e danos ela causa ao meio ambiente;
- quais ações propõe para escalar de forma mais sustentável, consistente e consciente nesse sentido, focando na redução de impactos de maneira local e global.
S- Social
Essa é outra base importante das ações de ESG e diz respeito à responsabilidade social e o impacto das empresas na sociedade e nas comunidades.
Aqui entram:
- os direitos humanos;
- direitos trabalhistas;
- as ações sociais desenvolvidas pela empresa;
- o relacionamento com os clientes;
- diversidade da equipe;
- proteção de dados dos consumidores, entre outros..
Em seu relatório de compromissos com a sociedade, a Danone destaca iniciativas próprias de auxílio ao combate à fome e ao desperdício de alimentos. Você pode conferir exemplos das ações da empresa — tanto do aspecto social quanto ambiental e governamental — neste link.
G - Governance ou Governança
As práticas para promover uma boa governança também estão previstas nos pilares de ESG.
Estão ligadas às:
- políticas da empresa;
- aos processos, incluindo questões jurídicas e legais;
- condutas corporativas;
- estratégias de negócio;
- orientações administrativas, entre outros..
A Tecnoambi avalia as práticas ambientais adotadas pela empresa atualmente e as correlaciona com os criterios ESG, ao final teremos um relatório com os principais tópicos que a empresa deverá trabalhar para aderir ao ESG.
Relatório de sustentabilidade:
O relatório de sustentabilidade é a principal ferramenta que uma empresa pode utilizar para relatar o seu desempenho nas esferas ambiental, social e econômica a todos os principais interessados em suas atividades, como acionistas, clientes, parceiros e colaboradores.
O relatório de sustentabilidade se aplica a qualquer empresa ou organização, com ou sem fins lucrativos. Ele é adaptável a diversos setores da economia.
A elaboração do relatório de sustentabilidade inicia-se com o levantamento das partes envolvidas, conhecidas como stakeholders, a partir deste levantamento, a instituição avalia os principais interesses dos mesmos em relação a organização, avaliando também o que deseja informar, elaborando assim a matriz de materialidade.
Após finalizada a matriz de materialidade, é o momento de avaliar quais indicadores serão apresentados e monitorados pela instituição. Logo, com as informações, o conteúdo do relatório é redigido, diagramado e publicado.
Sendo assim, uma etapa importante no ciclo de publicação do Relatório de Sustentabilidade é a sua forma de divulgação, que pode ser por meio de eventos, online e até mesmo com versões pocket resumidas, acompanhando seus produtos.
A publicação do relatório de sustentabilidade é de caráter voluntário e demonstra comprometimento da empresa com as questões relacionadas a sustentabilidade e o desejo de evoluir.
Ou seja, empresas com ações na bolsa de valores brasileira (BM&F BOVESPA) são avaliadas por meio do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que, dentre os critérios de avaliação, está a publicação do relatório de sustentabilidade no padrão GRI e o atendimento a determinados indicadores da GRI.
Para a publicação do Relatório de Sustentabilidade são necessárias as seguintes etapas:
- Levantamento dos stakeholders;
- Elaboração da matriz de materialidade;
- Escolha sobre a forma de publicação do relatório, se “abrangente” – com reporte de todos os indicadores ou se “essencial” – com reporte de indicadores específicos;
- Escolha dos indicadores que serão reportados em caso de relatório “essencial”;
- Compilação das informações;
- Elaboração e diagramação do Relatório de Sustentabilidade;
- Campanha de divulgação..
A vantagem de se ter um relatório de sustentabilidade é a adoção de um padrão internacional para reportar informações relacionadas a sustentabilidade da organização garante credibilidade e transparência a todos os stakeholders, além de envolver e engajar colaboradores na busca pela inserção da sustentabilidade na instituição.
Além de gerar valor intangível para a imagem e marcas da organização, estas ações geram valores tangíveis como diminuição no índice de rotatividade, aumento da satisfação de clientes e colaboradores, redução de custos com energia, água e destinação de resíduos, facilidades em concessões de crédito por instituições financeiras e diferencial competitivo em vendas.
A Tecnoambi possui equipe técnica multidisciplinar e com experiência na elaboração, implementação e divulgação de Relatórios de Sustentabilidade de acordo com o padrão GRI.
Nossos diferenciais
ALGUNS DIFERENCIAIS DA NOSSA EMPRESA EM RELAÇÃO AOS NOSSOS SERVIÇOS
Atendimento Personalizado
Proximidade com o Cliente
Visitas Contínuas
Qualidade
Perguntas Frequentes (FAQ)
Que tipo de empresa pode aderir ao ESG?
Qualquer empresa que queira reduzir os danos que causa ao meio ambiente de maneira sustentável e com as melhores práticas administrativas pode aderir ao ESG.
O que é relatório de sustentabilidade?
O relatório de sustentabilidade é um documento através do qual as empresas apresentam seu desempenho e impactos dentro dos tópicos da sustentabilidade, abordando parâmetros ambientais, sociais e de governança. Isso permite que as empresas sejam mais transparentes sobre os riscos e oportunidades que enfrentam, dando às partes interessadas uma maior visão sobre o desempenho além dos resultados financeiros.