Dificuldade na Reciclagem de Garrafas PET Coloridas Preocupa Especialistas
Por: TECNOAMBI - 09 de Dezembro de 2024
A reciclagem de garrafas PET é uma das práticas mais disseminadas na gestão de resíduos plásticos, mas nem todas as cores de PET têm o mesmo destino sustentável. Especialistas alertam que o PET colorido, especialmente em tons mais escuros como vermelho, verde, azul e marrom, enfrenta desafios consideráveis para ser reciclado de forma eficiente.
De acordo com organizações do setor, enquanto o PET transparente é amplamente aceito por recicladores devido à sua versatilidade, as versões coloridas apresentam barreiras técnicas e econômicas. O PET transparente pode ser transformado em uma ampla gama de novos produtos, desde novas garrafas até fibras têxteis. Já os coloridos possuem menor valor comercial porque sua coloração limita as possibilidades de reaproveitamento.
Outro problema é que o pigmento utilizado nas garrafas coloridas pode interferir no processo de reciclagem. Durante a triagem e o processamento, a mistura de cores pode resultar em materiais de qualidade inferior ou em produtos com cores indesejadas. Isso desestimula empresas a investir em sua reciclagem, levando uma parte significativa dessas embalagens a ser descartada em aterros ou incinerada.
Para reduzir o impacto ambiental, algumas iniciativas estão sendo desenvolvidas. Empresas estão apostando em tecnologia para separar e purificar o PET colorido e campanhas têm incentivado o uso de embalagens transparentes no lugar de coloridas. Contudo, mudanças na indústria e no comportamento do consumidor são essenciais.
Precisamos de uma regulamentação mais forte que incentive o uso de materiais recicláveis mais viáveis e que desestimule práticas que dificultem a reciclagem.
Enquanto isso, especialistas recomendam que os consumidores fiquem atentos ao tipo de embalagem que compram e priorizem aquelas feitas de materiais mais recicláveis. A solução para o problema, segundo os defensores da causa, depende de ações conjuntas entre governos, indústria e sociedade.